https://www.youtube.com/watch?v=A-od_wAqP-w
Professores do Brasil - Prof. Sergio Oliveira1 ano
atrás
Devanil, me surpreende o quanto, numa época de tantas
opiniões passionais e binárias, você faz análises tão
equilibradas para um cara tão jovem. Sonho com o dia em
que terei a maioria dos jovens em minhas salas de aula
dispostos a buscar o conhecimento através da leitura e
a sabedoria pela observação, pela vivência e a troca de
experiências com os mais velhos. É a minha utopia.
Ler mais
39
Alimente o Cérebro
RESPONDER
Pablo de A. Gomes
Pablo de A. Gomes1 ano atrás (editado)
Gente, isso parece ser apenas mais uma etapa do ciclo que
se repete diversas vezes... Sempre tem alguém olhando
para um futuro e o progresso, aí as coisas não dão certo como era esperado, apesar de ter havido diversos progressos. Aí as pessoas passam a negar a parte boa junto com as coisas ruins e frustrações do sonho perdido, e passam a sonhar com o passado, o bucólico, a nostalgia. Até que essa idealização se mostra tão falsa como antes, e as pessoas começam a pensar no que pode ser melhor no futuro... Pronto, pode continuar o ciclo, num loop eterno. Não é à toa que movimentos culturais progressistas e classicistas se alternaram durante os últimos séculos. Os ingredientes se atualizam, por diversas pequenas razões, mas, continuam sendo em essência o mesmos ingredientes.
Bem, claro que não estou negando, afinal, oque foi discutido. Só estou observando que não chega a ser uma novidade esse movimento. Só é mais fácil de perceber com nosso acesso à informação.
Ler mais
22
Alimente o Cérebro
RESPONDER
Ver 2 respostas
Milkelly
Milkelly1 ano atrás
Muito interessante, enquanto vc falava veio a mente os textos do Facebook idealizando a ditadura militar e frases como "antigamente não era assim, tudo era melhor e mais fácil" em conversas simples do cotidiano.
19
Alimente o Cérebro
RESPONDER
Mayara Ximenes
Mayara Ximenes1 ano atrás
Faz um vídeo falando de poesia, ou de suas citações filosóficas favoritas!
2
RESPONDER
Ponto Exclamação
Ponto Exclamação1 ano atrás
Aprecio seu canal por você mostrar todos os lados e manter o respeito,coisa que falta hoje em dia.
8
Alimente o Cérebro
RESPONDER
Plinio Quartim
Plinio Quartim1 ano atrás
Que pena concluir que Bauman está cada vez mais certo. ainda tento criar minhas relações bem sólidas. Conheça o canal: NovaAcropole
13
Alimente o Cérebro
RESPONDER
Ver resposta
Canal História e Tu
Canal História e Tu1 ano atrás
Acredito que seja uma espécie de romantismo ao passado, bem característico do fascismo, mas por outro lado, pode ser um fruto da descrença na democracia.
23
Alimente o Cérebro
RESPONDER
Heisenberg
Heisenberg1 ano atrás
Me parece que não temos o que olhar no passado.
Porém acho que qualquer tentativa de voltar para um passado só é válida se o passado estiver em um ponto na escala de progresso superior à atualidade.
O fato é que nunca existirá uma sociedade perfeita, ou seja, uma sociedade acabada. Logo só podemos imaginar um local no passado como melhor para nossa vida social se estivermos inseridos em uma contra revolução.
Olhando para atualidade, sinceramente não vejo porquê. O melhor estado social nunca foi alcançado de forma bem orientada e controlada, visando um ideal bem homogêneo. Os comunistas continuam com suas falhas políticas e morais, querendo publicalizar tudo,sabendo que é errado moralmente, assim como sabendo que essa não é a função correta do estado, os capitalista democraticos cometem o erro de erozionar a democracia com a autodestruição capitalista.
Olhando hoje, o único êxito no aspecto político foi a democracia. Porém a mesma é muito frágil, afinal junto com o capitalismo ela é muito vulnerável. Acredito que seria interessante democratizar todo o social.
Já temos um grande exemplo de democracia intelectual, chamada ciência, assim como bons exemplos políticos de democracia em países escandinavos.
Não vejo o que olhar no passado hoje que possa melhorar algo.
Ler mais
7
Alimente o Cérebro
RESPONDER
Mayara Ximenes
Mayara Ximenes1 ano atrás
Faz um vídeo falando de poesia, ou de suas citações filosóficas favoritas!
5
Alimente o Cérebro
RESPONDER
Mauro Bartolomeu
Mauro Bartolomeu1 ano atrás (editado)
A teoria literária já usa o termo "utopia" para abarcar tto as concepções pessimistas (distopias) qto as otimistas (q são chamadas, no caso, de "eutopias"). Só não entendi se esse conceito de "retrotopia" tb abarcaria igualmente as visões nostálgicas do passado e as possíveis releituras das obras distópicas. Se sim, eu já terei vivido minha própria experiência retrotópica: publiquei um artigo problematizando a cosmovisão de Huxley no Admirável Mundo Novo, q para mim parece falhar como distopia...
A quem interessar possa, o artigo está disponível no portal da Revista FronteiraZ: http://www.pucsp.br/revistafronteiraz/numeros_anteriores/n4/download/pdf/admiravel.pdf
Ler mais
2
RESPONDER
Gabriel Nyari Osaki
Gabriel Nyari Osaki1 ano atrás (editado)
Acho que a Retrotopia é uma consequência de um mundo acelerado onde as pessoas não conseguem se apegar a nada, pois como tudo esta mudando muito rápido, as pessoas acabam tendo a impressão que o passado era melhor (que na minha opinião não é verdade), então ficam tentando resgatar o antigo, que já é conhecido, para voltarem a se sentirem mais seguras em suas zonas de conforto. Enfim... Dá um papo bem longo isso kkk... Eu sempre achei a sociedade do Blade Runner uma possibilidade plausível de surgir, fruto duma mentalidade muito capitalista, ligado muito a propriedade privada e individualismo, bem tipico das ideias dos Libertários. Devanil onde se mora? Minas Gerais?
Ler mais
6
Alimente o Cérebro
RESPONDER
Ver resposta
Marcos Marques
Marcos Marques1 ano atrás
Vim pelo Eddie e Leo, realmente muito bom o seu canal! Parabéns!
2
Alimente o Cérebro
RESPONDER
Eduardo H. Padilha
Eduardo H. Padilha1 ano atrás
Um filme muito bom que tem o tema a ver com a distopia é o filme: Brazil de 85 do Terry Gillan. Ótimo filme!
1
Alimente o Cérebro
RESPONDER
Alexandre Magno
Alexandre Magno1 ano atrás
Que hino de canal
6
Alimente o Cérebro
RESPONDER
Ver resposta
André Vieira Hyurem
André Vieira Hyurem1 ano atrás
Parabéns pela parceira com a Amazon, Devanil. seu canal merece isso e muito mais!
1
Alimente o Cérebro
RESPONDER
Gabriela Souza
Gabriela Souza1 ano atrás
❤ Como não amar esse canal?
4
Alimente o Cérebro
RESPONDER
Jose Cortez
Jose Cortez1 ano atrás
Devanil, obrigado pelo canal. Sou fã faz tempo. Óptimo este vídeo. Continuação do bom trabalho. Abraço de Portugal
1
Alimente o Cérebro
RESPONDER
Walife Luiz
Walife Luiz1 ano atrás
Ótimo vídeo Devaníl, uma dica de talvez um próximo vídeo, quê tal falar sobre o jogo "we happy few" tem muito haver com nosso presente, futuro, vai curtir o enredo e o quê game propõe.
Alimente o Cérebro
RESPONDER
Adriele Correa
Adriele Correa1 ano atrás
ainda me faltam adjetivos capazes de se igualarem a qualidade do seu canal. que cresça cada vez mais e eu ando fazendo de tudo para tal (divulgando com amigos). muito obrigada por mais um vídeo espetacular.
Alimente o Cérebro
RESPONDER
DIRCEU FONSECA
DIRCEU FONSECA1 mês atrás
Legal a retrotopia, a famosa questão, em que momento paramos de sonhar!
O porque do sonho de criança não pode acontecer? E porque não ele ainda não poderá acontecer???
RESPONDER
Sirley Alves
Sirley Alves1 ano atrás
Aaaaaa Amo seus vídeos, Devanil! Melhor canal que me inscrevi até agora e sempre que posso acompanho, como uma boa amante de filosofia. Parabéns pelo canal e continue alimentando nossos cérebros! 😍
1
Alimente o Cérebro
RESPONDER
Antonio Cesar Alves
Antonio Cesar Alves1 ano atrás
Minha lista dos melhores cenários.
Retrotopia: monarquia parlamentarista de Dom Pedro II.
Utopia: o sistema do Star Trek, onde o acumulo de capital não é mais necessário, a tecnologia supre todas as nossas necessidades, e o desafio é descobrir qual é o desafio.
Distopia: Cyberpunk 2020 do livro de RPG de mesa, Mike Pondsmith
Ler mais
5
Alimente o Cérebro
RESPONDER
Ver resposta
Poop boy
Poop boy1 ano atrás
A esperança da humanidade está sempre em resgatar modelos passados e alterá-los de modo que encaixe corretamente no modelo teórico inicial. Negam o próprio pensamento empírico científico de teste, replicação e, caso não seja bem sucedido, descartado o modelo e proposto um novo. Esse constante remendo de ideias, em vez de proposta a reforma estrutural necessária com base em dados de análise amostral bem trabalhados, só alavancam esperança na fé de que aquilo possivelmente dessa vez dê certo. Muito bom vídeo.
Ler mais
Alimente o Cérebro
RESPONDER
Marilene de Fátima Silva
Marilene de Fátima Silva1 ano atrás
ADOREI! Realmente muito boa sua análise. Parabéns!
RESPONDER
Juliana Pantoja
Juliana Pantoja1 ano atrás
Nossa, que vídeo importante e esclarecedor! Partiu comprar "Retrotopia" (pelo link da descrição, é claro) e devorá-lo o mais rápido possível. Muito obrigada pelo seu trabalho, Devanil. Seus vídeos me fizeram evoluir intelectualmente de uma forma que você nem imagina. Assim que puder irei ajudar na vakinha como forma de agradecimento. Muito sucesso e abraços pra você!
Ler mais
1
Alimente o Cérebro
RESPONDER
Samara Machado
Samara Machado1 ano atrás
Sobre 1984, algo que esperei você citar foi a necessidade da figura de um "inimigo", pra se pôr a culpa de todos os problemas da sociedade. O que vimos no passado com o nacionalismo de Hitler, e vemos hoje também com o nacionalismo do Trump, por exemplo. E esse aspecto é muito interessante neste livro.
Nós temos a mesma versão do livro Admirável Mundo novo . 😄 Esse eu preciso reler. Só li uma vez, e há muito tempo, não lembro de quase nada. E essa descrição de Retrotopia me deixou pensando sobre Bioshock (o jogo). Eu ainda não joguei, mas é bem nessa pegada, eu acho. Ah, é claro, me fez pensar muito no pessoal que quer a ditadura militar de volta. E naquele lance de quanto mais nos distanciamos de eventos da História, mais eles se tornam menos reais e parecem mais favoráveis do que realmente foram. Agora tô aguardando a continuação desse vídeo. Fiquei curiosa!
Ler mais
RESPONDER
Romero Carlos
Romero Carlos1 ano atrás
amei a parceira, ja era veroz consumidor do amazon books agr vai ter desconto e ajudar o canal pft.
Alimente o Cérebro
RESPONDER
Du Baruke
Du Baruke1 ano atrás
Putz, tava com saudades...heheeh. Que vídeo massa. Parabéns.
Alimente o Cérebro
RESPONDER
Reflexão Sistêmica
Reflexão Sistêmica1 ano atrás
Excelente vídeo. Bauman é um autor extremamente interessante, e indispensável para inúmeras discussões sobre a sociedade atual.
Alimente o Cérebro
RESPONDER
Zecaspider
Zecaspider1 ano atrás
Na senda das séries Distópicas, já viram a série INCORPORATED?
RESPONDER
Daniela Minuceli de Paiva
Daniela Minuceli de Paiva1 ano atrás
Obrigada pela indicação desse livro. Preciso de uma explicação para tanto saudosismo a regimes horríveis.
RESPONDER
Mateus Oliveira
Mateus Oliveira1 ano atrás
Ei Devanil, vc ja assistiu a série d documentários "Culture in decline" q está disponível aq no youtube?
Assisti há um tempo e estou assistino novamente. Acho q talvez vc se interesse. Segue o link do 1°ep: https://youtu.be/bTbLslkIR2k
2
Alimente o Cérebro
RESPONDER
Ver resposta
C3KO
C3KO1 ano atrás
Ótimo vídeo, nós fizemos um álbum, com algumas músicas baseadas nas teorias de Bauman, com algumas influencias de Vaporwave também, nas melodias, para quem se interessa por lo-fi hip hop, vaporwave, jazz confira nossa playlist:
PS.: Estamos no Spotify tambem =)
https://www.youtube.com/watch?v=x3asBlyO8-0&list=PL6ZrKTJ8lBf6h9zc8LPZsjDjb_nRk4B2a
Ler mais
RESPONDER
LuCaS MeLo
LuCaS MeLo1 ano atrás
Por que o conhecimento é caro?
3
RESPONDER
Giovanni Possamai
Giovanni Possamai1 ano atrás (editado)
Acho que no fundo, essas pessoas olham pro passado porque tem um medo do futuro, de novidade. É da essência do ser humano ter medo do novo e realmente não é confortável a ideia de mudança. No entanto, acho que a evolução das relações, dos valores morais vão inexoravelmente se modificar ao longo das gerações. As pessoas deviam aceitar isso que uma sociedade está em constante transformação. Tentar fugir para o passado não é a melhor maneira para se enfrentar o novo, pois aquelas ideias funcionavam para aquela época e , acredito, muito dificilmente vá funcionar para a posterioridade.
Ler mais
RESPONDER
Ângela Aguiar
Ângela Aguiar1 ano atrás
Não diga: "Por que os dias do passado foram melhores que os de hoje?" Pois não é sábio fazer tais perguntas.
Eclesiastes 7:10
5
RESPONDER
Hendrick Ivanaga
Hendrick Ivanaga1 ano atrás
Faz alguma coisa de filosofia voltada a vestibular, seu trabalho é sensacional.
RESPONDER
alr12
alr121 ano atrás
Muito bom
Alimente o Cérebro
RESPONDER
Glauco malaguido
Glauco malaguido8 meses atrás
Bauman e Galeano dos gênios dessa última geração pensante e talvez a última da humanidade !!!
RESPONDER
Felipe BF
Felipe BF1 ano atrás
No contexto da mitologia política existe um mito chamado "O mito da idade de ouro". Essa disciplina (ou área da investigação política) busca compreender os aspectos políticos existentes em nossa sociedade sob uma ótica mitológica própria. Existe outro mito chamado "O mito do herói salvador", este se representa na crença que as pessoas acabam depositando em certos políticos, como se houvesse uma condição sobrenatural sobre os mesmos que os possibilitassem estabelecer a ordem perdida (serve para explicar a crença de muitos em Jair Bolsonaro ou Lula). Mas voltando, o mito da idade de ouro é composto pela crença em um passado utópico ao qual o indivíduo busca readaptar, de maneira que lhe convenha, suas lembranças desse tempo para justificar o mesmo como uma era dourada, de paz e tranquilidade, com a ordem estabelecida. Esse mito possibilita comrpeender porque muitos defendem a Ditadura Militar, dentre outras épocas como a cultura Vintage. Agora não estou lembrando do nome do Autor que escreveu este livro, mas existe um canal em que um professor realizou uma série de seis videos comentando sobre este livro. Dê uma pesquisada sobre mitologia política que provavelmente irá aparecer! Muito obrigado pela contribuição, um abraço!
Ler mais
RESPONDER
Flor azul
Flor azul8 meses atrás
melhor canal ❤
RESPONDER
Entendeu Praia Grind
Entendeu Praia Grind1 ano atrás
Parabéns pela análise super embasada!
RESPONDER
Caio Lucas Teixeira Ferraz de Oliveira
Caio Lucas Teixeira Ferraz de Oliveira1 ano atrás (editado)
Devanil, qual a música de fundo do seu vídeo?
RESPONDER
Jônatas Moreira
Jônatas Moreira1 ano atrás
r e t r o t o p i a _ a e s t h e t i c s
1
RESPONDER
RonioFOX
RonioFOX7 meses atrás
Sim, sou eu que gostaria da idade média e monarquias tradicionais pré absolutistas e a Igreja, obrigado por mencionar meu grupo :)
RESPONDER
marcos vinicius lopes
marcos vinicius lopes5 meses atrás
Gostei da aula mas não concordo com a ideia de retrotopia prefiro utopia porque devemos caminhar sempre em.novos horizontes imaginar sempre uma nova forma de.organizar a sociedade e estabelece novas políticas ou quem.sabe substitui las gradualmente
RESPONDER
Gabriel Lima
Gabriel Lima1 ano atrás
Aaaeeeehhhh!!!
Alimente o Cérebro
RESPONDER
Alexandre Emanuel Tesla
Alexandre Emanuel Tesla1 ano atrás
Se não for incômodo eu queria fazer uma simples observação sobre a "República" de Platão. Vc comentou que, a República era um tipo de projeto de uma cidade (ou republica) perfeita criado por Platão, mas a interpretação que mais coincidiu com o que eu li foi: que Platão queria mostra como não era possível a criação de uma República prefeita. E também queria saber, vc já leu alguma obra de Eric Voegelin? Enquanto vc falava me lembrou dele.
Ler mais
1
Alimente o Cérebro
RESPONDER
Ver 2 respostas
Ariel Marcelo Meza
Ariel Marcelo Meza7 meses atrás
é aí cara, bom video, sim voce soube espanhol eu recomendo um canal que tambem fala sobre coisas similares, Esquizofrenia Natural
RESPONDER
Eli Rigobeli
Eli Rigobeli1 ano atrás
Gosto muito do seu canal !
Parabéns !
1
Alimente o Cérebro
RESPONDER
Ver resposta
Nei Camini
Nei Camini7 meses atrás
Há uma retrotopia acontecendo no Brasil, a nostalgia da ditadura militar, a ideia que havia mais segurança e que uma moral perdida deve ser reconstituída.
RESPONDER
Alex Castagnaro
Alex Castagnaro1 ano atrás
Pelas palavras de Eduardo Galeano, só os terraplanistas são capazes de alcançar a utopia hahahahaha. Ótimo vídeo como sempre.
Alimente o Cérebro
RESPONDER
Ver resposta
Carlos Guilherme Podcameni
Carlos Guilherme Podcameni1 ano atrás
Olá. Eu sou estudante de uma escola pública, chamada Juan Martinho Carrasco e gostaria de lhe fazer um convite para vir em minha escola, pois sou membro do corpo docente dos alunos (isto é, grêmio) e quero, junto com os meus coordenadores, criar um projeto que estimule/ajude os alunos na matéria de geografia (e matérias relacionadas).
Se aceitar, fale comigo no Facebook (Carlos Podcameni).
Ler mais
RESPONDER
Ver 2 respostas
Ádila
Ádila1 ano atrás
Bauman certeiro! Só o que tem hoje em dia é gente que acredita em "retrotopia", muitos jovens que acham que nasceram na época errada... Fiquei curiosa pra ler o livro. E também pra conhecer esse "vaporwave".
RESPONDER
Ver resposta
Caio Miranda
Caio Miranda1 ano atrás
Hmmm, então o Renascimento é retrotópico?
1
RESPONDER
Ver 2 respostas
Gui Oliver
Gui Oliver1 ano atrás
Para mim os autores que chegaram mais próximos da realidade em suas análises foram os Austríacos.
Indico os livros :
- A anatomia do Estado (Murray Rothboard)
-Livre para escolher (Friedman)
- As seis lições (Von Mises)
- Ayn Rand
- O Caminho da Servidão (F.A Hayek)
O Triste é que esses escritores não são nem citados nas escolas brasileiras.Você poderia fazer um vídeo sobre eles,Devanil! Seria muito interessante! Abraço.
Ler mais
15
RESPONDER
Ver 3 respostas
Exhora
Exhora1 ano atrás
Eu acredito que essa idealização do passado seja parecido com adultos idealizando a infância. As pessoas tem uma tendência de lembrar apenas das coisas boas do passado.
RESPONDER
Gabriel Ribeiro
Gabriel Ribeiro1 ano atrás
Curto demais seus vídeos cara ! se possível, comenta sobre Libertarianismo.
RESPONDER
Roberto Santos
Roberto Santos1 ano atrás
Seus videos sao muito bom, tenho 47 anos e comecei a ver seus videos agora e estao nim ajundando muito e m minhas leituras.
RESPONDER
Editora Zahar
Editora Zahar1 ano atrás
Muito bom!
RESPONDER
dany myto
dany myto1 ano atrás
a humanidade esta com medo
Alimente o Cérebro
RESPONDER
Ver 2 respostas
Felipe Vanderson
Felipe Vanderson1 ano atrás (editado)
Nossa! já acabou de ler ? Normalmente fica quanto tempo lendo um livro ?
RESPONDER
Ver 2 respostas
vini lopes
vini lopes5 meses atrás (editado)
Gostei desse video
RESPONDER
Antoine Franklin
Antoine Franklin1 ano atrás
Ameizon
RESPONDER
Abílio Marques Dourado Junior
Abílio Marques Dourado Junior1 ano atrás
Um namoro de colégio dura em média 26 dias
RESPONDER
Ver 2 respostas
mega mark
mega mark4 meses atrás
na verdade a distopia nada mais.e.do que voce perceber que a busca por certas utopias como sociedade corpo ou mundo perfeito leva a certos danos por isso a busca utopica deve ser buscada porem devemos ter a conciencia dos riscos e tbm de certos males que pode causar
RESPONDER
Izabella Aquino
Izabella Aquino1 ano atrás
Modernidade líquida é...
RESPONDER
Re Fernandes
Re Fernandes1 ano atrás
Romantizamos demais o passado....
RESPONDER
Luige Gustavo
Luige Gustavo1 mês atrás
.
RESPONDER
Nina Naro
Nina Naro1 ano atrás
Primeiramente #BOLSONARO2018
Parabéns pelo seu canal.
2
RESPONDER
Ver resposta
Barbara Cabral
Barbara Cabral1 ano atrás
Comprei o livro agora. Começarei a ler hoje a noite!
O que é Distopia: Distopia é uma palavra do âmbito da Medicina que caracteriza a localização anormal de um órgão. O termo é de origem grega, formado por "dys" que significa "mau, ruim" e pelo radical "topos" que significa "lugar".,..,.....he·te·ro·tó·pi·co (heterotopia + -ico) adjetivo Relativo a ou em que há heterotopia (ex.: ossificação heterotópica). ..,......ver: Nem utopia ou anti utopia, nem distopia. Agora é a retrotopia
terça-feira, 28 de maio de 2019
Nem utopia, nem distopia. Agora é a retrotopia
Este mensário ou oráculo ou jogo acontece durante cada um dos 5 meses do Calendário SPIN : Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. : email de acesso: goiania
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário